Como tratar a exaustão: será que pequenas coisas ajudam?
- Luciana Dantas de Paula
- 12 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Você se sente cansado de dizer que está cansado? Seja bem-vindo, seja bem-vinda, puxa uma caideira e junte-se a nós, os extremamente cansados. Exaustos, eu diria. Não tem sido fácil lidar com tantas demandas do trabalho, da rotina. Acumular uma sensação constante de não estar dando conta de tudo tem sido muito comum em várias áreas de trabalho. Digo com propriedade, pois tenho contato com equipes de empresas públicas, empresas privadas, escolas, hospitais, e em todos esses lugares as pessoas estão exaustas.
Se você está aqui, e também se sente assim, deixo o meu abraço, antes de tudo. Você não está sozinho ou sozinha. E quero compartilhar contigo uma ideia que talvez te ajude a desatar alguns nós dessa exaustão.
Existe vida além do trabalho?
Recentemente, estava ouvindo um episódio do podcast Desenrola da The Summer Hunter, que trouxe o seguinte tema "Existe vida além do trabalho?". A proposta era ouvir as convidadas conversando sobre o famigerado equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, se é ou não é possível. Elas também compartilharam um pouco de suas experiências com o trabalho, passando por diversos ofícios ao longo da vida, e compartilhando como cada ambiente de trabalho afetou exatamente aspectos, ansiedade e cansaço.
Uma das falas que mais me marcou, ao final do episódio, foi da Natália Souza. Foi lançada a pergunta "Como você faz para ter equilíbrio?". Ela até riu e disse que não tinha uma resposta totalmente pronta, acabada, mas que tinha algo abriu caminhos para ela ao pensar um possível equilíbrio. Era uma metáfora, em direção ao equilíbrio, ou o que eu chamaria de cuidado com as várias dimensões da vida, da caixinha de primeiros socorros.
A metáfora como possível saída da exaustão
A Natália contou que, nos anos 90, seu pai chegou com uma caixinha de primeiros socorros para deixar no carro, algo que devia ser obrigatório na época. Essa imagem ficou com ela. Durante um momento em que se viu estava exausta de tanto trabalho, ela pensou “Cara, eu preciso saber o que eu coloco na minha caixinha de primeiros socorros para me resgatar”.
Parece uma pergunta simples, mas ela aponta para algo potente que geralmente deixamos de lado: as pequenezas. Pequenas ações, ações simples do nosso cotidiano, podem ajudar a aliviar o cansaço acumulado dos dias. Como são pequenas, às vezes as negligenciamos, achando que não darão resultando. Mas pelo contrário, elas podem nos resgatar.
Como criar a caixinha de primeiros socorros da exaustão?
Você pode estar se perguntando: mas como eu vou lembrar das pequenas coisas que me nutrem quando eu estou exausto até para pensar? É aí que essa metáfora ganha forma como possível saída. Quando estamos exaustos, fica extremamente difícil e demandante criar ideias para melhorar. Por isso que, poder contar com uma caixinha de primeiros socorros pode ser tão interessante. Ela servirá como uma ferramente prática e simbólica, como lembrete. Pode ser feita, com calma e cuidado, em momentos que a exaustão não está tão aguda. Uma caixinha em permanente construção. Hoje você pode colocar uma ideia, amanhã mais três, depois de amanhã perguntar para um amigo o que ele colocaria e ter mais algumas ideias.
Aos poucos sua caixinha vai tomando forma. Por exemplo, para Natália a caixinha tem um passeio no parque, cozinhar, ler um bom livro e tomar sol na varanda. Já na minha caixinha de estão, deitar na rede, comer comidas que abraçam por dentro e risadas sinceras. E na sua, o que teria?
Apoio para lidar com a exaustão
Se ainda estiver muito difícil fazer esse exercício, ou a exaustão parecer ser muito grande para lidar, vale a pena pedir ajuda. O espaço terapêutico pode ser potente para te ajudar a encontrar caminhos que funcionem melhor para você e a se reconectar com o que te faz verdadeiramente descansar. Outras estratégias são possíveis, claro, os caminhos que construímos são únicos e a cada momento da vida algumas coisas vão apoiar mais do que outras. Fique à vontade para me mandar uma mensagem e trocar uma ideia, quem sabe posso te indicar caminhos para te ajudar.
Fechamento
Montar sua própria "caixinha de primeiros socorros da exaustão" pode ser um ato de autocuidado contigo. Com pequenas ações que te tragam alívio, energia, satisfação, pode de dar o espaço interno que você precisa para recarregar. Não se esqueça: pequenas ações são significativas, quando elas fazem sentido para você.
Quer saber mais sobre como a psicoterapia pode ajudar você a lidar com a exaustão? Entre em contato e vamos conversar.
Comentários